quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Privatização dos presídios

Doria diz que vai se inspirar no modelo dos EUA para privatizar presídios paulistas, mas ignora completamente os graves problemas que esse modelo já apresentou.

Em 2016, um dos últimos atos de Obama foi, justamente, editar uma norma para acabar com os presídios federais privados. Na época, esse modelo privatizado estava rodeado por denúncias de tortura e venda de sentenças por juízes para garantir o lucro das empresas que gerenciavam os presídios.

É o que acontece quando o Estado transforma presos em mercadoria. Quanto mais se prende, mais se lucra, pouco importando se isso irá contribuir ainda mais para que a criminalidade aumenta.

Em SP, onde anos de negligência do PSDB criaram a maior facção do país, a medida de privatizar presídios equivale a apagar incêndio com gasolina.

Precisamos de uma política de desencarceramento que pare de colocar no colo das facções jovens vulneráveis e sem perspectiva que tenham cometido pequenos delitos. Precisamos descriminalizar as drogas para quebrar o poder econômico das facções e tratar adequadamente desse que é um tema de saúde pública.

Mas Doria não está interessado em soluções. Doria está interessado em lucro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário